top of page

Bem…

 

Mais um fim de semana desportivo á “séria”, 2 dias de tremenda dureza…

Partimos, 5 Portalegrense para esta Jornada mítica á qual saberíamos que iria ser sofrida, mas todos íamos com o pensamento de superação da mesma!

Quanto á minha preparação, não vou mentir, dediquei-me á seria nesta preparação queria acabar de consciência tranquila uma época que em termos desportivos não me foi muito positiva. Preparei-me bem, dediquei-me muito a estes dias.

 

Queria sobretudo deixar um ABRAÇO do tamanho do Mundo á Mariana que só ela sabe o quanto eu me dedico a este hobbie, e os esforços que faço para esta paixão que tenho, como é mutuo todo o sentimento para com ela, quando chego mais cansado sem paciência e toda a ausência e envolvente ao treino/provas… um forte beijo para ela!

 

Quanto á prova, foi tão mais fácil, todo o envolvente criado entre nós o espirito de amizade que por vezes quase fazia esquecer as dores musculares e mentais! A boa disposição foi a base..

 

1º Dia, Partimos ás 8h (num futuro penso que seria mais adequado ser ás 7h), consegui aguentar o 1º impacto do grupo que comandava a etapa e seguir com eles, na 1ª subida que nos levaria á porta do parque de campismo do Serrão, onde passei alguns momentos em mais novo, de lá prosseguimos até ao canal onde a mínima distração dava molha… E assim fui, na cauda do grupo o ritmo não era nada fácil para 1º dia com 142kms com 4200D+, até que o Carlos Gomes pufff partiu o grupo, já com uns bons quilometros, eu incluindo fiquei para trás…

Até que entramos numas subidas de uma inclinação que na avozinha custava, o calor aparecia… Tentei fazer a melhor gestão que conseguisse, quer a níveis alimentares/hidratação quer a níveis cardíacos. Passei a ZA1 outra subida daquelas… e descidas que a mínima distração, dava uma valente dor de cabeça, penso que finalmente consegui entrar em harmonia com a Bike, a Epic “disfarça” imenso as debilidades em termos de descida que tenho principalmente em descidas como aquelas. Subimos então pela 1ª fez á Foia, o clima abafava a subida parecia não ter fim, por vezes a inclinação das mesmas era muito complicado (acho que era mesmo a grande dificuldade por vezes a inclinação era muito acentuada), mas tentei ir sempre constante, ir metendo andamento progressivo e tentar guardar energia para a derradeira calçada para a Foia. ZA2, sou informado que rodava em 6º lugar, as pernas estavam “demasiado boas” seguia-se uma descida, subida a Monchique e Foia, no final da descida começo a ver o João Mesquita, seguimos os 2 até á entrada da calçada da Foia, que prossegui sozinho as pernas estavam boas e meti andamento. Depois da Foia, single track em DH de 10kms, aqui vi que a Epic está muitos passos á frente, foi muito muito mais fácil ultrapassar os obstáculos e as viragens etc, foi engraçada mais nem sempre fácil. A ZA3 estaria a meio do Single, enchi bidons e segui…

Daí foi um tiro até á ZA4 mais umas subidas mais umas descidas de largar os travões e curvas contra curvas. ZA4 19kms para a meta +/-800D+ com uma descida de “rezar” para não se cair dada a velocidade que se adquiria sobe e desce, e siga… +/- 10kms dado o gráfico começo a entrar me modo de gestão para o segundo dia, até numa descida, a 8/9kms da meta faço um rasgão no pneu traseiro. Não consigo descrever o que me passou pela cabeça, a frustração etc… Tentei mudar o pneu, mas como o aro é em carbono o pneu que tinha não entrava no aro, mesmo com o auxilio de outros participantes não o conseguimos colocar no sitio, a 9kms da meta, com 8h12min de prova. Pensei em desistir mas… porque não tentar ir ate ao fim. A roda não rodava teve que ser com a bike ás costas nestes dolorosos kms, percorridos em sensivelmente 2h20min, onde a motivação dada pelos os participantes foi constante, sendo que um voltou para trás depois de finalizar a prova para me dar a bike para finalizar a minha, mas aquela era a minha Bicicleta… Finalizei a prova, cabisbaixo mas finalizei com 10h e muito…

 

Dos 5 Portalegrenses, 4 conseguiram cumprir o objetivo, infelizmente um ficou pelo o caminho mas havia outro dia e não desistiu portanto! Estava psicologicamente deitado a baixo, o pessoal de Portalegre, ajudou a colmatar esse handicap. Prontamente me ajudaram a mudar o pneu disponibilizando-me qualquer pneu que trouxeram a mais…

 

2º Dia, consegui mais uma vez aguentar no grupo que liderava a prova, apesar de neste dia o grupo se partir mais cedo, incluindo-me… Aos 22kms furo, outra vez, mas como o pneu era mais maleável consegui com algum custo colocar o pneu no aro.. Se estava desmotivado e tentava esquecer o dia anterior, como é imaginável foi uma forte machadada… Mais á frente, o percurso sobrepunha-se e no trilho estava marcado uma seta em frente (talvez de alguma prova anterior na zona) segui então, pois estaria no track, bem mais á frente vejo que estaria a 36kms da zona de chegada mas os quilómetros não diminuíam aumentavam… No briefing fomos avisado para esta situação, voltei então para trás, que subida tive que fazer, foram 10kms a mais e alguma acumulado á mistura, havendo alguns participantes que se depararam com o mesmo mas nem todos voltaram para trás… Na ZA1 era antepenúltimo, que estimulo, os outros eram os que se tinham enganado. Pós ZA… MAR, aquela brisa, rolávamos em trilhos paralelamente ao Oceano, BRUTAL!!! Single´s fantásticos, mas as rajadas de vento tornaram por vezes perigosos a sua superação… Subidas/Descidas, e subidas com uma inclinação exageradamente grande, lá fui, afinal foi para isso que me preparei para andar de bicicleta e fazer aquilo que gosto, com uns enganos de navegação pelo meio lá fui seguindo. ZA2, ultrapassada voltamos a ter a “ajuda” do vento, sempre contra LOL… Passamos pela ZA3 até ao final foi um parte pernas, é verdade aqueles quilómetros a mais aquela subida que já tinha feito tive que a voltar a fazer, que sorte! As pernas já estavam massacradas, sobe e desce e 125kms com camara de ar, a descer foi devagar e devagarinho evitar pedras tudo, ia com o coração literalmente nas mãos!

Finalizada, a insígnia de Finisher foi o mais importante e todos os Portalegrenses neste dia superaram o desafio!

 

Sinceramente, desmotivado, mas contente com o nível que cheguei a esta prova! Com trabalho tudo se consegue…

 

As pernas estavam ótimas, a EPIC estava e está um canhão, os pneus fui EU que os escolhi, e os quais ando há meses, que fizeram já tanta prova EOX etc e nunca tive problemas, o azar desta vez bateu-me á porta!

 

Abraço a todos os que partilharam esta aventura comigo!

bottom of page