Maratona XCM Manteigas

Dia 9 de Junho, participei pela primeira vez numa prova inserida na Taça de Portugal de XCM, a rainha das maratonas XCM Manteigas.

O dia começou cedo 5h40min o despertador já tocava. Foi apressadamente, que limei as ultimas arestas da bagagem e fui direito a Castelo de Vide, ter com os meus amigos e Colegas, Marco e Francisco Mestre. Em que, as viagens se tornam uma autêntica barrigada de rir, a diversão e o companheirismo é nota presente.
6h50minutos estávamos já em direção a Manteigas.
9h20 minutos mais coisa menos coisa, estávamos já a colocar os dorsais, que o Jorge nos tinha já facilitado.

Fiquei, admirado positivamente pela envolvência da prova, respirava-se BTT em Manteigas neste dia, não havia o stress de ir colocar as bikes na grelha de partida, como estava tudo organizado por diversas mangas, foi um descanso. Eram 9h50min quando nos dirigimos para a manga de partida, inédito.
Encarei, de uma forma diferente esta maratona, tentei fazer uma prova progressiva era essa a minha estratégia, guardando sempre alguma energia para alguma situação que assim o pedisse, pois sabia que iria contar com muita subida, embora seja a minha principal paixão, subida continuada sem grandes inclinações em que podemos debitar uma potência constante.

Partida às 10h05min, 5minutos depois dos Federados. Depressa houve uma triagem na entrada para os trilhos em terra, formando-se logo um grupo de 8/10 elementos.
Em que numa primeira subida o João Marinho, o Marco e mas 2/3 elementos se destacam e seguem a ganhar terreno. Nunca forcei muito, segui sempre com a minha cadência e pulso pretendido.
Primeiro azar do dia aos 9kms, uma descida mais atribulada salta-me o bidon, páro para o apanhar vejo que se tinha partido e não tinha já solução.

Vi pois, nestas partes que os treinos técnicos que tenho feito com maior assiduidade que tanto me custam, deram algum efeito, senti um maior à-vontade na velocidade em descida, viragens, postura etc.. Arrisquei por vezes talvez em demasia mas a motivação estava presente nas descidas.

Cedo comecei a apanhar atletas federados, que me causou alguma confusão em termos classificativos, pois foi uma prova em que muito raramente não tinha atletas á minha frente (em vista), também por isso a motivação de apanhar o da frente fosse sempre um estímulo constante.
Passado a Pista de Ski de Manteigas, encontramos a primeira grande dificuldade do dia, uma subida bem longa, mas foi sempre a curtir, parecíamos formigas pela encosta, olhava para cima só via pessoal de bicicleta, o pensamento era sempre ”onde eu tenho de ir...”.
Fomos passando diversos obstáculos subidas e subidas, descidas rápidas xiii, desliguei mesmo o botão de segurança e esqueci-me que tinha de vir trabalhar segunda-feira!

A meio de uma descida já na parte final da prova, encontro o meu colega e amigo Marco Mestre, no qual tinha uma forte aposta para esta prova, era ao seu e ao nosso jeito, seguia em segundo atrás só do João Marinho. Inicialmente quando o vejo, tive o pensamento de o ajudar, por reparar que a roda de trás tava totalmente em baixo, mas depois lembrei-me que não levava rigorosamente nada, burrice, mas fui confiante, podia ter corrido mal. É com pena que o vejo ser forçado a desistir em duas provas com a sua cara, mas infelizmente o BTT tem a parte aleatória da sorte, e ele este ano não a tem tido a seu lado, mas há-de voltar! Força Marco, todos sabemos o teu valor…
A última descida para Manteigas já não aguentava o cheiro a queimado das pastilhas, era mesmo complicada para mim, já nem força tinha para travar…

Surpresa, foi sem dúvida as zonas de abastecimentos, então no ultimo, centenas de pessoas, elementos de equipas com inúmero material mecânico, etc parecia que estava numa corrida de estrada, fiquei surpreso e alegre pela multidão que este desporto envolve.
Encontramos paisagens fantásticas, em plena Serra da Estrela, coisas que o nosso País tem de Fantástico!
Foram 4horas e 32minutos de pura diversão, 9º Geral e 3º no escalão de Elites. O nosso Francisco Mestre, Papaxico, ganhou o escalão de Master C, palavras do mesmo “estavam á espera do quê?”. O Jorge, infelizmente tem tido pouco tempo para treinar mas bateu-se muito bem finalizou a prova em 30º lugar da geral e em 15º de Masters A.

Cheguei ao fim, com alguma energia, podia ter dado um bocadinho mais, mas os treinos e as semanas tem sido complicadas, as pernas andam a queimar e ressentidas do esforço, mas penso que a forma esta a subir!
A viagem para cá teve direito a SWIRL, e uma constante boa disposição!!!