top of page

TransPortugal Garmin 2012

2011, decidi desafiar-me a nível físico e psicológico. Após alguma pesquisa, encontrei o TransPortugal Garmin, uma prova conceituado Internacionalmente, contanto com 9 etapas com 1200kms e com um acumulado ascendente de 26000 metros. Prova guiada por GPS e em autonomia total.

Sabia o enorme desgaste de toda a preparação para este desafio, tal como o tempo que me iria tirar na vida pessoal, mas decidi agarrar o desafio sempre com o objetivo de superação, diversão!



O tiro de partida era em Bragança, e final em Sagres.

Preparei-me durante alguns meses, já com a ajuda do Projeto Treinar Melhor, diretamente com o Prof Pedro Bento, que me planificou a Ã©poca e me ajudou em toda a metodologia de treino e suplementação.

Tive a honra e felicidade, de privar com diversas nações, trocando diversas experiências vividas. Saliento, o vencedor da prova Vitor Gamito, que enquanto adolescente, era na altura o Ã­cone de todos os amantes do ciclismo.



A prova, foi de uma dureza extrema principalmente as primeira 4 etapas que tinhas ascendentes positivos bastante altos, seguidamente entramos no Ferveroso Alentejo onde veio todo o calor característico e as etapas mais longas. Tive o prazer, de ver paisagens de uma beleza impensável, pequenas coisas que nos faziam por vezes esquecer a dor fisica,  que só este desporto nos proporciona. Saliento o single do Douro, que paisagem Fantástica!!!



A camaradagem, foi sempre uma palavra presente. Destaco o meu colega de quarto  António Palma, e os  Tugas que privava mais, Zé, Sergio entre outros...



Pena minha, que com o decorrer da prova o desgaste a saturação, faz-nos que por vezes pelo menos eu seguir em modo automático  e esqueço-me de onde passo ou situações... Na etapa que tinha como chegada Castelo de Vide, sabia que iria ter colegas familiares amigos á minha espera, a alguns quilometros do fim, passo quase ombro a ombro com a familia Mestre (Marco e Francisco) surpresa minha que quase não os reconhecia, palavras para que?, falamos entretanto, pomos alguma conversa em dia, mas não consigo explicar por palavras a satisfação de ver alguém amigo, passado tanto tempo fora em "sofrimento"... 



Fica as excelentes condições,pós etapa, hoteis resorts, que Portugal oferece. Pena a pouca utilização que davamos derivado ao cansaço acumulado.



A chegada a Sagres, foi emotiva, sentimento de realização pessoal, de dever cumprido... Tinha a familia e mais alguém, á minha espera, algo que me deixou com um sorriso de orelha a orelha!!!



De salientar, que fui o participante mais novo a finalizar os 1200kms da prova, na altura tinha uns bons 27 anos! Sem handicaps, resultando sempre na partida da ultima Manga, chegando por vezes a partir mais de uma hora depois da primeira Manga.









​



​

 

bottom of page